Horta dentro de casa



2 de outubro de 2017

Que tal separar um cantinho do seu lar para oferecer mais sabor, frescor e saúde para a família?

Quem gosta de cozinhar sabe o quanto é gostoso colher seu próprio tempero fresco. Mas para aqueles que moram em apartamento e acreditam não ter espaço para uma horta, essa possibilidade acaba sendo quase impossível. A boa notícia é que, sim, é possível ter uma horta em apartamentos e o cultivo pode ser bem simples.

horta-01

Reunimos algumas dicas para te ajudar:
– O primeiro passo é escolher o local
Pode ser em um cantinho da varanda ou mesmo em cima de alguma bancada da cozinha. O importante é que o lugar escolhido receba luz solar direta, ou até mesmo indireta; a maioria das espécies necessita de pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol.

– Os recipientes para o plantio podem variar dependendo do local em que deseja manter a horta (vasos, floreiras, caixas de madeiras, etc), mas independente de qual for, manter a terra da horta rica em nutrientes, com a ajuda de adubos, é fundamental para tornar suas especiarias ainda mais bonitas e saudáveis. O ideal é utilizar compostos orgânicos, como borra de café, casca de ovos, cinzas de madeira ou esterco.

– Cada tempero tem um cuidado único, uns precisam de mais ou menos água, outros de mais ou menos exposição ao sol; o ideal é pesquisar antes e anotar tudo em um lugar visível para não esquecer. Uma dica é fazer uma tabela com todos os cuidados de cada tempero e colocar na porta da geladeira.

– Para aproveitar melhor as substâncias da terra, vale apostar na rotatividade de temperos plantados. Assim que realizar a colheita de uma espécie, aproveite para plantar outra. Dessa forma, além de ter uma variedade de plantas, você minimiza a possibilidade de escassez de algum nutriente do solo.

– Por último, para ajudar na sua escolha, selecionamos alguns dos melhores temperos para plantar em casa, são eles: orégano, pimenta, alecrim, manjericão, salsa, tomilho, saliva e cebolinha.

horta-02